terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Parto Natural - Dicas...

Sou psicoterapeuta e acompanhei grupos de grávidas se preparando para parto natural.

Um dos aspectos mais importantes para um parto bem sucedido, é a decisão da mãe, seja ela (decisão) qual for, que seja totalmente conforme seu desejo, e quanto mais consciente a mãe, melhor obviamente.

Mas cabe salientar que parto não é doença e que médicos e hospitais são preparados para lidar com doença e não com saúde. Portanto as intervenções são consideradas normais, além do quanto lhes rende financeiramente, salve as exceções que são poucas.

É importante saber também que no curso normal da saúde não há função fisiológica que produza dor, e o parto é uma função primitiva sabiamente dirigida pela natureza para ser indolor e prazerosa.

Mas o sistema afirma a ideia de que o parto é um transe doloroso e perigoso, gerando stress. O medo gera tensão no espírito e no sistema muscular aliando-se a dor. Então para sentir ecstasy/orgasmo no parto necessita de muito autoconhecimento e a mãe deve estar muito confiante de si mesma.

O parto é uma função natural, normal e prazeroso. 

Evitar o achismo e checar as informações direto na fonte, dicas:

- As “estatísticas” dizem que países com mais consciência menor a taxa de mortalidade e a maioria nem são acompanhadas por médicos, mas sim por parteiras/midwife;

- Dar atenção as “histórias bem sucedidas” para não alimentar os medos e a pressão do sistema/familiares.

- Um estilo de “vida saudável” que visa corpo, mente e espírito também garante além da vida um parto perfeito.

- Autoconhecimento, “consciência e total responsabilidade sobre si” mesma são aspectos fundamentais para tudo na vida.

- Checar as informações possibilita total segurança.

- Seu parto “só diz respeito a você e seu companheiro”, portanto evitar falar sobre seus planos. Os brasileiros ainda sentem muitos medos, por falta de informação, desconsiderar.

- Ficar deitada é a posição que mais dificulta o parto. Muitos depoimentos dizem que as mães quando estão para parir, tem tanta energia que acabam tendo suas ultimas horas antes do parto, cheias de atividades como organizar coisas, é o sinal e muito positivo.

- Próximo a parir, se esta tranquila e totalmente conectada com o bebê, seu corpo naturalmente a guia e as parteiras ou doulas, simplesmente acompanham com total respeito. A mãe sabe no seu intimo como deve proceder no parto, é só confiar e pode confiar.


- A total participação do companheiro diariamente, é fundamental.


Claudia de Castro Alves - Psicoterapeuta, ampla experiência, no Brasil e na Europa.
Formada em Psicologia pela Universidade São Marcos em 1996, sempre estive em busca de um propósito maior, buscando o auto conhecimento e expansão da consciência. Encontrei este caminho na Naturopatia e nas Meditações, que me proporcionaram maior plenitude, bem estar, autoconhecimento e qualidade de vida. Assim, ao longo de vários anos, acumulei conhecimentos nesta área por meio de cursos, formações, especializações e trabalhos em grupo. Hoje compartilho todas as técnicas e conhecimentos adquiridos através dos atendimentos individuais, das palestras e workshops que ministro, no Brasil e na Europa, mesclando diferentes culturas. Especializações: • Rebirthing/Renascimento • Bioenergética (Alemanha) • Naturopatia • Medicina Nishi • Extra curricular: Escolas do Feminino na Europa e Budismo Tibetano.

Tel: 11 99999-2892
e-mail claudiacastro-alves@hotmail.com