quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Urinoterapia

A Urinoterapia ou Uroterapia é uma doutrina antiga que propõe como tratamento o uso da urina humana para fins medicinais e cosméticos. Exemplos de aplicação incluem a ingestão da própria urina ou massagem da pele com urina.
A urina humana constitue-se principalmente de água e ureia, sendo que este ultimo possui muitos usos diferentes e comerciais. A urina também contém pequenas quantidades de milhares de outros componentes,  hormônios, metabólitos incluindo corticosteoides.
Pesquisas realizadas pelo Genome Alberta & Genome Canada por 7 anos envolvendo mais de 20 pesquisadores sobre a composição da urina humana, em sua ultima versão revelaram 41.159 metabolitos (solúveis em égua e/ou lipídios) e 5.688 proteinas (e DNA) ligadas a estes metabolitos, provando que a urina é um biofluido incrivelmente complexo. Os dados podem ser encontrados no The Urine Metabolome Database.
Beber a primeira urina da manha restabelece os níveis plasmáticos de melatonina, de acordo com Mills, M.H. e Faunce, T.A. do Depto de Psicologia da Universidade de Newcastle, Australia.
A urina tem sido apontada como um elemento benéfico no tratamento de câncer, controlando ou mesmo revertendo seu avanço, conforme American Cancer Society e o Dr. Eldor, J.
A prática ganhou alguns adeptos entre esportistas como o lutador brasileiro Lyoto Machida   e o mexicano Juan Manuel Márquez.  
Relatos de ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial apontam para o poder cicatrizante da urina, isto se dá porque há grande concentração de cortisona, o que a torna  antisséptica, bactericida e cicatrizante, sendo excelente também para tratamento de queimaduras.  
Os japoneses e indianos já conhecem a prática da urinoterapia há milênios, sendo que os primeiros a utilizam inclusive como cosmético, supostamente rejuvenescendo a pele com a aplicação de urina. Na India é conhecida a milenios como Shivambhu Kalpa e possui tradição na medicina Ayruveda.
Existem depoimentos de náufragos que excederam os limites de sobrevivência marítima bebendo a própria urina e no deserto é comum os viajantes usarem a mesma para saciar a sede, na falta de água potável.




Claudia de Castro Alves - Psicoterapeuta, ampla experiência, no Brasil e na Europa.
Formada em Psicologia pela Universidade São Marcos em 1996, sempre estive em busca de um propósito maior, buscando o auto conhecimento e expansão da consciência. Encontrei este caminho na Naturopatia e nas Meditações, que me proporcionaram maior plenitude, bem estar, autoconhecimento e qualidade de vida. Assim, ao longo de vários anos, acumulei conhecimentos nesta área por meio de cursos, formações, especializações e trabalhos em grupo. Hoje compartilho todas as técnicas e conhecimentos adquiridos através dos atendimentos individuais, das palestras e workshops que ministro, no Brasil e na Europa, mesclando diferentes culturas. Especializações: • Rebirthing/Renascimento • Bioenergética (Alemanha) • Naturopatia • Medicina Nishi • Extra curricular: Escolas do Feminino na Europa e Budismo Tibetano.

Tel: 11 99999-2892
e-mail claudiacastro-alves@hotmail.com